‘Falso Lula’ aparece em campanha no Tocantins; ouça
ESTÊVÃO BERTONI, DE SÃO PAULO
Um Lula que esbraveja no rádio contra um “governo fuleira” e que quer ver o Estado “miorá” (melhorar) está no centro de uma disputa entre dois candidatos ao governo do Tocantins.
Na semana passada, o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), da mesma coligação do PT, usou uma imitação da voz do ex-presidente em sua campanha para provocar o rival Sandoval Cardoso (SDD), atual governador.
Na primeira peça, o falso Lula adapta o bordão “nunca na história deste país” para a realidade tocantinense e satiriza o nome de Sandoval com a expressão “nem a pau, Juvenal”.
Diz a propaganda: “Gente, eu preciso falar pra vocês de todo o meu coração. Nunca na história do Tocantins vivi um governo tão ‘fuleira’ como esse que nós estamos vendo agora. Gente, precisamos de ter saúde pra poder fazer o Estado crescer e ‘miorá’. Não dá pra continuar do jeito que ‘tá’. A pessoa falando que faz, falando que acontece, falando que arrebenta. Ahhh, nem a pau, Juvenal”.
Na segunda intervenção, o personagem abusa dos erros de concordância: “Há muitos anos que eu tô de olho no Tocantins e tô acompanhando de perto a evolução do Estado, quer dizer, a involução do Estado. Os ‘hospital’, gente, tá tudo sem médico, sem leito, sem UTI. Os ‘equipamento’ tudo quebrado.”, diz um trecho do programa.
Irritada, a campanha de Sandoval Cardoso entrou na Justiça para barrar a aparição do falso Lula. “Basicamente, alegamos que a legislação eleitoral veda a contratação de artista, bem como tuques publicitários que enganam o eleitor”, disse Rafael Mota, advogado do candidato.
A equipe do atual governador também argumentou que as peças publicitárias “visam apenas ridicularizar Sandoval Cardoso”. “Ou seja, destoa do princípio republicano de que o horário político é para discutir ideias”, afirma o advogado.
No domingo (31), a juíza Denise Drumond decidiu suspender a campanha. Escreveu que a peça promove “um desvirtuamento da realidade” e induz o eleitor ao erro –“especialmente aquele menos informado”, frisou a magistrada.
A campanha de Marcelo Miranda afirma ter acatado a decisão. Mas irá recorrer.
“As imitações e o espírito de humor são comuns na linguagem radiofônica. O locutor fez uma brincadeira para dizer que nosso candidato é o mais preparado”, diz Melck Aquino, assessor de imprensa do peemedebista.
Segundo ele, o falso Lula é usado desde o início das campanhas no rádio. “A chacota foi apontada pela juíza apenas uma vez. A veiculação indireta da imagem do Lula não nos causaria problema, porque o PT é parte da nossa coligação. Nosso candidato é grande amigo do Lula.”
Aquino afirma que Marcelo Miranda já pediu ao verdadeiro ex-presidente a gravação de vinhetas para a campanha. Como os pedidos são muitos, pelo Brasil todo, diz ele, a participação ainda não ocorreu. “O que já temos é uma confirmação de que ele [Lula] irá gravar.”
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