UOL - O melhor conteúdo

As 15 profissões mais comuns entre candidatos em 2014

brasil

PATRÍCIA BRITTO, DE SÃO PAULO

Entre os quase 25 mil candidatos que pretendem disputar cargo nas eleições deste ano, a profissão mais popular é a de empresário, ocupação declarada à Justiça Eleitoral por 9,3% dos concorrentes.

Em seguida, aparecem os advogados, que representam 5,5% das candidaturas registradas. Deputados e vereadores que pretendem continuar na vida política são 4,3% e 4,2% dos candidatos, respectivamente.

As informações foram repassadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelos candidatos que pretendem concorrer às vagas de Presidência da República, governos estaduais, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

Entre os presidenciáveis, as profissões que lideram são as de advogado (José Maria Eymael e Luciana Genro) e jornalista (Levy Fidelix e Rui Costa Pimenta). Nas disputas para governador, 13% dos candidatos são advogados.

Mais sobre o perfil das candidaturas neste ano: a candidata mais jovem à Presidência é Luciana Genro (PSOL), com 43 anos, e o mais velho é José Maria Eymael (PSDC), com 74.

lucianagenro1
A advogada Luciana Genro (PSOL) é a mais jovem candidata a presidente nas eleições deste ano. Pedro Ladeira/Folhapress

Na disputa para os governos estaduais, a mais jovem é Camila Valadão (PSOL), 29, que pretende ser governadora do Espírito Santo, e o mais velho é Iris Rezende (PMDB), 80, que tentará um terceiro mandato como governador de Goiás.

A maioria dos candidatos é casada: 55,7% têm esse estado civil. Também há muitos solteiros (30%) e divorciados (10,4%). Os viúvos representam 1,9%, e os separados judicialmente são 1,7%.

Os homens ainda são maioria entre os candidatos nas eleições deste ano: eles representam 70,15% das candidaturas, enquanto elas são 29,85% –a lei eleitoral exige que cada partido ou coligação destine para cada sexo ao menos 30% de suas candidaturas.

Veja abaixo as 15 ocupações mais populares entre os candidatos nas eleições deste ano:

1. Empresário: 9,3%
2. Advogado: 5,5%
3. Deputado: 4,3%
4. Vereador: 4,2%
5. Comerciante: 4%
6. Servidor público estadual: 3,9%
7. Professor de ensino médio: 3,1%
8. Administrador: 2,7%
9. Médico: 2,4%
10. Aposentado (exceto servidor público): 2,3%
11. Servidor público municipal: 2,3%
12. Policial Militar: 2,2%
13. Dona de casa: 2%
14. Estudante, bolsista, estagiário e similar: 2%
15. Servidor público federal: 1,9%

Siga o blog Brasil no Twitter: @Folha_Brasil

Comentários 0

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso