Em Ribeirão Preto, Darth Vader enfrenta o mosquito da dengue

Por brasil
Em campanhas nas redes sociais, Prefeitura de  Ribeirão Preto coloca Darth Vader contra o mosquito da dengue (Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto)
Em campanhas nas redes sociais, Prefeitura de Ribeirão Preto coloca Darth Vader contra o mosquito da dengue (Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto)

 

MARCELO TOLEDO, DE RIBEIRÃO PRETO

De repente, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, virou mocinho, numa batalha intergaláctica contra Darth Vader, vilão do momento –e das últimas décadas–, da saga “Star Wars”.

O épico confronto espacial, com a transformação do temido mosquito em herói, foi possível graças a uma publicação da Prefeitura de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) em uma rede social, que gerou críticas de internautas.

Uma das imagens da campanha, publicada na última quinta-feira (7), mostra o mosquito e Darth Vader utilizando os famosos sabres de luz e travando uma batalha no espaço.

A postagem, que integra um pacote de medidas para tentar coibir o avanço da doença na cidade –que decretou estado de emergência no último dia 6— foi alvo de usuários da internet.

Eles criticaram o mosquito por ter sido colocado no “lado bom da força”, na luta contra o inimigo Darth Vader. A prefeitura se explicou, disse que até os vilões combatem o mosquito e fez outra postagem do gênero no dia seguinte, mas as críticas continuaram.

Nos últimos 11 anos, Ribeirão Preto registrou epidemia de dengue em oito. Neste ano, estão sendo registrados, em média, 60 novos casos da doença por dia.

O número indica que 50% dos 120 atendimentos feitos diariamente com suspeita da doença estão se confirmando em 2015. Com o alto contingente de pacientes, há espera de até cinco horas por atendimento nas unidades de saúde da cidade –o que também é alvo de queixas dos usuários do sistema público.

No mesmo dia do confronto interestelar entre o mosquito e o vilão de “Star Wars”, prefeitos e representantes de 28 municípios na macrorregião de Ribeirão se reuniram no Palácio Rio Branco, sede do Executivo, para discutir o avanço da dengue nas cidades.

Resolveram criar um comitê permanente sobre o assunto e debateram a possibilidade de criarem leis para multar quem for flagrado com criadouro do mosquito em casa.

Também devem pedir verbas ao Estado e à União e, se a doença avançar, devem decretar estado de emergência, e exemplo do que foi feito pela prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (PSD).

*MORTE*

Dois dias antes do encontro, um homem de 51 anos morreu com suspeita da doença em Ribeirão Preto –o caso está sendo investigado.

Os casos de dengue apresentam alta desde outubro. Em dezembro, foram registrados cerca de 400 novas confirmações da doença.

Para o secretário da Saúde de Ribeirão, Stenio Miranda, os dados mostram que o município já vive uma epidemia, o que deve ser confirmado no próximo boletim epidemiológico da pasta, a ser divulgado na sexta-feira (15).

Além dos casos de dengue, Ribeirão teve em 2015 dois registros de zika. Um caso de microcefalia, com possível elo com o zika, está sendo investigado.

Em uma outra postagem nas redes sociais, feita após as críticas, personagens malvados, como Coringa (Batman), Coiote (Papaléguas), Dick Vigarista (Corrida Maluca), Vingador (Caverna do Dragão) e Brutus (Popeye), são citados como ativos na luta contra as três doenças provocadas pelo Aedes. A montagem foi publicada na última sexta-feira (8), dia seguinte ao confronto entre Aedes e Darth.

*MODERNA*

Por meio da CCS (Coordenadoria de Comunicação Social), a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que “diariamente são postadas várias matérias e campanhas de interesse dos munícipes com uma linguagem mais moderna e criativa”.

Sobre o caso de Darth Vader, segundo o governo foi usado um personagem que é cultuado pelos cinéfilos e amantes de “Star Wars”, com o objetivo de mostrar que todos os personagens estão lutando contra o mosquito da dengue.

A coordenadoria informou ainda que a meta da campanha é atrair não só adultos, mas jovens e crianças.