Placa de rua ‘corrige’ Google Maps no Sul

Por brasil

FELIPE BÄCHTOLD, DE PORTO ALEGRE

Uma placa de sinalização diferente chama a atenção dos motoristas que passam por um bairro na zona norte de Porto Alegre. Além da seta que aponta a entrada da rua, chamada João Inácio da Silveira, ela traz um alerta inusitado: “ou pelo Google/GPS como: rua João Ignácio da Oliveira”.

O nome da rua com a grafia incorreta ainda consta em sites mais antigos. No serviço Google Maps, já aparece a versão certa.

O órgão municipal de trânsito, responsável pelas instalações de placas na cidade, diz que não colocou a sinalização no bairro Ilha Grande dos Marinheiros.

Placa 'corrige' o Google em via de Porto Alegre - Felipe Bächtold/Folhapress
Placa ‘corrige’ o Google em via de Porto Alegre – Felipe Bächtold/Folhapress

Segundo um morador da região, que não quis se identificar, a iniciativa de instalar a placa com esse alerta partiu de um grupo de vizinhos, que bancou os custos.

Outra melhoria providenciada por eles foi espalhar camadas de brita para facilitar o trânsito na rua, que era de terra batida.

Apesar de próxima a uma das regiões mais pobres de Porto Alegre, a via concentra casas de alto padrão.

Como fica em uma ilha do delta do rio Jacuí, muitos proprietários construíram deques e estrutura para embarcações em áreas próximas a seus terrenos.

Há ainda empresas que oferecem equipamentos de mergulho e canoagem. Na via, também está uma antiga área de lazer para sócios do Grêmio, que atualmente está desativada.

O Google informou que os mapas do serviço virtual são “colaborativos” e podem ser modificados por usuários.

Se houver erro nos nomes, os internautas podem alertar outros colaboradores, que julgam a necessidade de fazer uma alteração.

Uma possibilidade é que o erro da rua de Porto Alegre estivesse em um mapa comprado como base para o Google Maps.