Empresas, obras e até adutoras podem ganhar o nome de Eduardo Campos

Por brasil

DANIEL CARVALHO, DO RECIFE

Se depender dos vereadores recifenses e dos deputados estaduais pernambucanos, a memória do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto deste ano, estará preservada para sempre e em diversas obras do Estado.

As duas Casas, juntas, têm 13 projetos para dar o nome do pernambucano a rodovias, avenida, escola, parque industrial, hospital, posto de saúde, barragem, complexo turístico, empresas estatais e até adutoras. Apenas um já foi sancionado.

A maioria são projetos de lei (nove na Assembleia Legislativa e dois na Câmara Municipal). Há também um projeto de resolução para instituir a categoria “Político Governador Eduardo Campos” da Medalha Leão do Norte.

O mérito agraciaria “pessoas físicas que tenham se destacado nas práticas políticas no Estado de Pernambuco”, segundo justificativa do deputado estadual Ricardo Costa (PMDB).

O deputado Fernando Coutinho (PSB) foi o primeiro a ter o projeto/homenagem aprovado. Denominou o conjunto de porto, terminal de passageiros, museu e centro de artesanato no centro do Recife de “Complexo Turístico Portuário Governador Eduardo Campos”. A obra foi parcialmente inaugurada pelo ex-governador.

Os deputados pernambucanos também querem honrar a memória do líder pessebista rebatizando duas empresas estatais.

Pelo projeto do ex-secretário de Turismo Alberto Feitosa (PR), a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) passaria a se chamar “Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos”.

E a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) seria batizada de “Companhia Editora de Pernambuco Governador Eduardo Campos”, pelo projeto do líder do governo, Waldemar Borges (PSB), campeão na proposição de homenagens, com ao menos três projetos apresentados.

Borges também quer batizar o “Parque Industrial Governador Eduardo Campos”, em Bezerros, e o “Ramal Governador Eduardo Campos”, entre os municípios de São Lourenço da Mata e Camaragibe.

Já o deputado Everaldo Cabral (PP) não se contentou em apresentar apenas um projeto de lei e fez um “apelo” ao governo federal para que um trecho da BR-101 chame-se Rodovia Governador Eduardo Campos.

CÂMARA

Na Câmara do Recife, os autores dos dois projetos são pessebistas. O vereador Estefano Menudo quer batizar um posto de saúde como “Governador Eduardo Campos”.

Já o colega dele Felipe Francismar quer que a Via Mangue, avenida inaugurada pela metade pela presidente Dilma Rousseff e que deveria ter ficado pronta para a Copa do Mundo, passe a se chamar “Via Mangue Governador Eduardo Campos”.

Hoje, o nome oficial da via é avenida Celso Furtado (1920-2004), economista e um dos mais importantes intelectuais do país no século 20.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), também prometeu homenagear seu padrinho político. Batizará com o nome de Campos um centro comunitário que deve inaugurar até o final deste ano na zona norte da cidade.

O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos - Moacyr Lopes Junior/Folhapress
O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em agosto – Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Veja lista de obras, prêmios e empresas que podem ser batizadas de “Governador Eduardo Campos”

Na Assembleia Legislativa:

Projeto de resolução nº 2083/2014 – institui o mérito “Político Governador Eduardo Campos” nas categorias da Medalha Leão do Norte

Projeto de lei ordinária nº 084/2014 – denomina “Complexo Turístico Portuário Governador Eduardo Campos” o conjunto constituído pelo Porto do Recife, Terminal de Passageiros, Museu Cais do Sertão e Centro de Artesanato de Pernambuco*

Projeto de lei ordinária nº 2100/2014 – denomina de “Barragem Governador Eduardo Campos” o reservatório hídrico Una dos Cordeiros no município de São Bento do Una

Projeto de lei ordinária nº 2101/2014 – acrescenta a denominação “Governador Eduardo Campos” à Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur)

Projeto de lei ordinária nº 2103/2014 – denomina a Adutora do Agreste “Adutora do Agreste Governador Eduardo Campos”

Projeto de lei ordinária nº 2105/2014 – altera a denominação da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) – “Companhia Editora de Pernambuco Governador Eduardo Campos”

Indicação nº 8683/2014 – apela ao governo federal para que um trecho da BR-101 chame-se “Rodovia Governador Eduardo Campos”

Projeto de lei ordinária nº 2111/2014 – altera a denominação do Hospital do Câncer de Pernambuco para “Hospital do Câncer de Pernambuco Governador Eduardo Campos”

Projeto de lei ordinária nº 2119/2014 – denomina “Parque Industrial Governador Eduardo Campos” o Parque Industrial de Bezerros

Projeto de lei ordinária nº 2127/2014 – denomina de “Ramal Governador Eduardo Campos” a via de ligação entre a BR-408, em São Lourenço da Mata, e a avenida Belmínio Correia, em Camaragibe

Projeto de lei ordinária nº 2132/2014 – denomina “Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos” a escola técnica estadual no município de São Lourenço da Mata

Na Câmara Municipal do Recife:

Projeto de lei nº 153/2014 – denomina “Via Mangue Governador Eduardo Campos” a atual avenida Celso Furtado, conhecida como Via Mangue, no Bairro de Boa Viagem

Projeto de lei nº 191/2014 – fica denominada “Governador Eduardo Campos” a próxima Upinha 24 Horas inaugurada no Recife

*Sancionado pelo governador João Lyra Neto (PSB) no dia 4 de novembro.

Siga o blog Brasil no Twitter (@Folha_Brasil) e no Facebook (www.facebook.com/BlogBrasil)