Em MG, 1 em cada 4 tucanos declara voto em Pimentel (PT), diz Datafolha

Por brasil

FERNANDA ODILLA E PAULO PEIXOTO, EM BELO HORIZONTE

O petista Fernando Pimentel lidera a disputa pelo governo de Minas em todos os segmentos do eleitorado, exceto entre os com renda superior a dez salários mínimos (R$ 7.240).

Na reta final da campanha, o tucano Pimenta da Veiga cresceu entre os eleitores das classes A e B, de acordo com o Datafolha divulgado nesta quinta-feira (2).

Levantamento mostra o candidato do PT com 45% das intenções de voto, contra 27% do nome do PSDB. Segundo indica o Datafolha, se as eleições ocorressem ontem (2), Pimentel seria eleito já no primeiro turno.

Abaixo, algumas curiosidades do levantamento:

arte-mg

1) Renda
Pimenta da Veiga aparece numericamente à frente de Fernando Pimentel somente entre os eleitores com renda superior a R$ 7.240. Nesse setor, ele tem 41% das intenções de voto, ante 36% do petista.
Fernando Pimentel lidera com folga entre as outras faixas de renda.

2) Partido preferido
A polarização entre PT e PSDB em Minas não impede que tucanos escolham o candidato adversário e vice-versa. Contudo a proporção dessa votação cruzada não é equilibrada.
Dos entrevistados que declararam preferência ao PSDB, 25% disseram votar no petista Fernando Pimentel. Já entre os que preferem o PT, somente 14% declararam voto ao tucano Pimenta da Veiga.

3) Qual é o número
A três dias das eleições, 53% declararam não desconhecer o número dos candidatos que pretendem votar para o governo de Minas Gerais.
Os eleitores de Tarcísio Delgado (PSB), número 40, são os que menos sabem: 69%. Entre os que dizem votar em Pimentel, 52% não sabem que o número dele é o 13; e 55% dos eleitores de Pimenta da Veiga desconhecem que ele é 45.

4) Rejeição
O candidato com maior índice de rejeição é Fidélis Alcântara (PSOL): 24% dos eleitores dizem não votar nele. Em seguida, está o tucano Pimenta da Veiga com rejeição de 20%.
Pimentel é o candidato com menor rejeição. De acordo com a pesquisa, 13% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum.

O Datafolha ouviu 1.474 eleitores, de 72 municípios do Estado. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com os números MG-00173/2014 e BR-00933/2014.

Siga o blog Brasil no Twitter (@Folha_Brasil) e no Facebook (www.facebook.com/BlogBrasil)