Candidato ‘do choque’ se assume como ‘meme’ no Rio Grande do Sul

Por brasil

FELIPE BÄCHTOLD, DE PORTO ALEGRE

Ele passou anos fugindo do assunto, mas, de olho nos votos, resolveu incorporá-lo em sua propaganda eleitoral.

Lasier Martins, ex-apresentador de TV e hoje candidato ao Senado pelo PDT no Rio Grande do Sul, decidiu começar a usar na campanha um episódio que já é um clássico da internet brasileira.

Em 1996, em uma reportagem ao vivo na RBS TV (afiliada da Globo), Lasier tomou um choque na Festa da Uva, em Caxias do Sul, enquanto mostrava aos telespectadores variedades da fruta. Ele não sabia que os cachos estavam em uma vitrine “eletrificada”.

lasier2
Lasier Martins (PDT) em campanha neste mês na Expointer, em Esteio, quando foi alvo da ‘pegadinha’ que classificou como ‘armadilha’ // Foto: Divulgação

“Estas [uvas], mais de mesa. Aqui do lado, Pederneiras, aqui, por exemplo, tem… ai, ai”, são as frases eternizadas antes do famoso choque. Na ocasião, após o choque, chegou a ficar desacordado.

Anos depois, com a popularização do Youtube, o vídeo se tornou um viral e os gritos de “ai ai” voltaram a assombrá-lo. Se no Rio Grande do Sul já era um dos principais nomes da TV, no resto do país passou a ser conhecido pelo meme e virou alvo de muitas piadas.

Uma delas era sobre o número que o candidato usaria na urna –se seria 110 ou 220. Ao anunciar sua entrada na política, em 2013, militantes de partidos adversários falavam em dar na eleição um “choque no Lasier”.

No início do mês, o candidato se irritou com uma brincadeira feita por um jovem, que fingiu levar um choque ao cumprimentá-lo durante uma visita a uma feira agropecuária.

Lasier registrou ocorrência em uma delegacia alegando que tinha sido uma “armadilha” para prejudicar sua campanha.

Em apenas uma semana, porém, ele mudou de ideia. Na reta final da campanha, transformou a fatalidade da Festa da Uva em um bordão.

Em uma inserção no rádio, o pedetista diz: “Estamos combinados: eu levo na brincadeira as piadas sobre o choque elétrico e você leva a sério as minhas propostas para o Senado. Choque na saúde. Choque na educação. Choque no desperdício do dinheiro público”.

Lasier, 72, divide o topo das pesquisas com o ex-governador do Estado Olívio Dutra (PT).

Siga o blog Brasil no Twitter: @Folha_Brasil