Tucano escala ‘Nerso da Capitinga’ para ataques em Goiás

Por brasil

PATRÍCIA BRITTO, DE SÃO PAULO

A campanha eleitoral de Marconi Perillo (PSDB), que tenta se reeleger governador de Goiás, resgatou o personagem Nerso da Capitinga, do humorista Pedro Bismarck, para fazer uma série de ataques aos adversários políticos do governador tucano.

O personagem aparece em vídeos com dinossauros de brinquedo e ironiza, sem citar nomes, o ex-governador Iris Rezende (PMDB), que concorre com Perillo, e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), com quem o governador tem trocado acusações.

Mais velho candidato a governador nas eleições deste ano, Iris Rezende, 80, é chamado por Nerso da Capitinga de “Denossauro”, enquanto o prefeito petista leva o apelido de “Inoperante”.

nerso1
‘Denossauro’: propaganda eleitoral de Marconi Perillo (PSDB) estrelada por Pedro Bismarck e veiculada na internet / Reprodução

Em um dos vídeos, o Nerso faz referência ao filme “Parque dos Dinossauros” (1993), do diretor Steven Spielberg.

“Gente, eu acho que eles vão chamar o ‘Spir Bergui’, o ‘Spir Bergui’ é o homem que fez o Parque dos Denossauro. Porque toda eleição, meu filho, o Denossauro aparece”, diz o humorista em um dos vídeos.

Em outro episódio, ele também fez referência à renúncia de Iris Rezende da Prefeitura de Goiânia, em 2010, para disputar o governo de Goiás.

“Denossauro, Denossauro, você vê, quer vir outra vez. […] Sabe o que ele mais faz com competência danada? Ele sai do governo e bota outro aqui, botou o filhotinho dele, o Inoperante. Ele não consegue fazer, põe outro também que não faz”, diz Nerso da Capitinga.

Os oito episódios, com cerca de 30 segundos cada, foram publicados em uma conta no YouTube em nome do governador tucano.

Segundo o presidente do PSDB-GO, Paulo de Jesus, o material será exibido na propaganda eleitoral na televisão “só se precisar, se vierem com agressões rasteiras, com baixaria”.

DESAFIO

Iris Rezende, por sua vez, tem aproveitado a propaganda eleitoral para propagar a imagem de homem forte e saudável.

No segundo programa da propaganda eleitoral na TV, ele afirma: “Tenho a mesma garra pra trabalhar e abrir novos caminhos. Tenho a mesma energia pra varrer do nosso Estado a corrupção.”

Com o título “Iris esbanja saúde e lança um desafio a todos os candidatos”, um vídeo publicado no canal do candidato no YouTube e depois usado no programa eleitoral mostra imagens do peemedebista praticando corrida de rua em Goiânia, com depoimentos de um personal trainer e de um preparador físico.

Iris2
‘Canseira’ esportiva: programa eleitoral de Iris Rezende (PMDB) mostrando o candidato praticando exercícios físicos / Reprodução

“Ele dá canseira todos os dias. Ele me pega pra dar aula pra ele nos domingos, às 4h da manhã, feriado…”, diz o personal trainer Jannos Jesus.

“O vigor físico é impressionante. A gente participa das corridas de rua, ele vai ultrapassando o pessoal. O pessoal fala: eu tenho que correr junto com ele. Ele vai embora, e vai só aumentando o passo, cada vez mais”, diz o preparador físico André Villarinho.

No fim do vídeo, o personal trainer sugere que Rezende lance um desafio aos outros candidatos, para ver se alguém tem o mesmo “rigor, disciplina e determinação” que ele. “Está lançado”, responde o peemedebista.

Siga o blog Brasil no Twitter: @Folha_Brasil