Entenda as coligações estaduais ‘puras’ da eleição de 2014

Por brasil

PATRÍCIA BRITTO, DE SÃO PAULO

Dos 170 candidatos que pretendem disputar uma vaga de governador neste ano, somente nove conseguiram formar uma coligação sem partidos “intrusos”, ou seja, que não estão coligados ao mesmo grupo em âmbito nacional.

Dessas nove coligações “puras”, sete são formadas por partidos que apoiam a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), e duas, por legendas aliadas ao presidenciável Eduardo Campos (PSB).

Em todos esses casos, as coligações “puras” têm menos partidos que a coligação nacional na qual se espelham.

As alianças estaduais com partidos que não são aliados nacionalmente são possíveis desde o fim, em 2006, da verticalização, regra que obrigava os partidos a repetirem nos Estados as alianças nacionais.

Três casos de coligações “puras” ocorrem em São Paulo, onde duas candidaturas são sustentadas apenas por partidos da base nacional de Dilma: a de Alexandre Padilha (PT), com três partidos da base, e a de Paulo Skaf (PMDB), com mais cinco partidos dilmistas.

padilha1
O candidato do PT ao governo de SP, Alexandre Padilha, em ato em Santo André (SP)                      Foto Ernesto Rodrigues/Folhapress

Na Paraíba, isso ocorre em uma coligação que ainda poderá ser alterada. Lá, o PT está registrado em duas coligações diferentes: na de Vital do Rêgo Filho (PMDB), defendida pela direção nacional petista, e na do governador Ricardo Coutinho (PSB), conforme registrou o PT local.

A decisão final caberá à Justiça Eleitoral.

O levantamento do blog não considera as candidaturas com partidos que não se coligaram com outras siglas e concorrerão de forma isolada.

Veja abaixo as coligações nacionais e as estaduais sem “intrusos”, os partidos que a compõem e o presidenciável que apoiam:

COLIGAÇÕES NACIONAIS

* “Com a Força do Povo”: Dilma (PT): PT / PMDB / PSD / PP / PR / PROS / PDT / PC do B / PRB

* “Muda Brasil”: Aécio (PSDB): PSDB / PMN / SD / DEM / PEN / PTN / PTB / PTC / PT do B

* “Unidos pelo Brasil”: Campos (PSB): PHS / PRP / PPS / PPL / PSB / PSL

COLIGAÇÕES ESTADUAIS

Amapá * “A Força do Povo”: Waldez (PDT): PP / PDT / PMDB (Dilma)

Bahia * “Um Novo Caminho Para a Bahia”: Lídice da Mata (PSB): PSB / PSL / PPL (Campos)

Espírito Santo * “Com a Força do Povo Capixaba”: Roberto Carlos (PT): PDT / PT (Dilma)

Minas Gerais * “Minas Pra Você”: Fernando Pimentel (PT): PT / PMDB / PC do B / PROS / PRB (Dilma)

Mato Grosso * “Amor à Nossa Gente”: Lúdio Cabral (PT): PT / PMDB / PROS / PR / PC do B (Dilma)

Paraíba * “Renovação de Verdade”: Vital (PMDB): PMDB / PT (Dilma)

São Paulo * “Para Mudar de Verdade”: Padilha (PT): PT / PC do B / PR (Dilma) * “São Paulo Quer o Melhor”: Skaf (PMDB): PMDB / PROS / PSD / PP / PDT (Dilma) * “Unidos Por São Paulo”: Laércio Benko (PHS): PHS / PRP (Campos)

Siga o blog Brasil no Twitter: @Folha_Brasil