Veja o que as igrejas fizeram para atrair fiéis estrangeiros na Copa

Por brasil

DANIEL CARVALHO, DO RECIFE

Os estrangeiros que forem ao Recife durante a Copa e quiserem apelar aos céus pelo sucesso de suas seleções não vão ficar desamparados.

Duas das principais igrejas de Boa Viagem, bairro onde fica a maioria dos hotéis do Recife, terão missas em inglês e espanhol para os fiéis estrangeiros.

Ao menos um hotel também deve realizar celebrações em outros idiomas.

Além disso, a Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Olinda e Recife confeccionou livretos com a liturgia da missa em inglês e espanhol.

“Celebrava no centro da cidade [no período da Copa das Confederações, em 2013] e, durante os jogos, apareciam muitos estrangeiros, principalmente japoneses”, afirma o coordenador da pastoral de turismo da arquidiocese, frei Bené de Lima Filho, que teve a ideia das missas traduzidas.

Reprodução de livro com os ritos produzidos pela Arquidiocese de Olinda e Recife para as missas durante a Copa Crédito: Arquidiocese de Olinda e Recife/Divulgação
Reprodução de livro com os ritos para as missas durante a Copa no Recife
Crédito: Arquidiocese de Olinda e Recife/Divulgação

As missas acontecem em 15, 22 e 29 de junho e em 6 e 13 de julho. Serão celebradas por padres bilíngues. Segundo frei Bené, a ideia surgiu no Recife, mas vai se repetir ao menos em duas cidades-sede: Salvador e Belo Horizonte.

Na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, as celebrações serão às 11h, em inglês. Na Capela Menino Jesus, no bairro do Pina, as missas serão em espanhol e acontecem ao meio-dia. No Recife Praia Hotel, também em Boa Viagem, haverá celebrações em inglês às 8h.

Reprodução de livro com os ritos para as missas durante a Copa no Recife Crédito: Arquidiocese de Olinda e Recife/Divulgação
Reprodução de livro com os ritos para as missas durante a Copa no Recife
Crédito: Arquidiocese de Olinda e Recife/Divulgação