Bar de BH vira álbum de figurinhas

Por brasil

O bar do João é uma birosca encravada há quase 30 anos no coração da Savassi, centro comercial mais badalado de Belo Horizonte.

O boteco se resume a um quartinho e umas mesas na calçada. Mas tem uma clientela fiel, de jovens metaleiros a jornalistas da velha guarda, todos adeptos da tradição que faz dos bares a “praia de Minas”.

De tanto observar o movimento do bar e de suas “figuras”, o designer Alexandre Penido, 34, frequentador do local há 15 anos, pensou: “Aqui só tem figura, por que não fazer um álbum?”

Com ajuda do jornalista Gustavo Nolasco, 37, outro habitué do “copo sujo”, tirou a ideia do papel. Os dois deixaram uma urna no boteco por um mês, numa eleição que escolheu as figurinhas do álbum –os mais votados pelos clientes ganharam as páginas.

X

Para viabilizar a iniciativa, foram buscar patrocínio com empresas de bebidas e comerciantes da região –quem apoiou ganhou seu logotipo no álbum.

Ao todo, são 121 figurinhas e cerca de 150 clientes –algumas fotos trazem casais, outras retratam turmas.

Os clientes também foram divididos por categorias: há a “velha guarda”, a “turma do balcão”, a “agência de notícias” (os jornalistas) e o pessoal do “Savassi é a nossa praia”.

O álbum custará R$ 10, e cada pacotinho com cinco figurinhas autocolantes, R$1 –tudo vendido no bar. Quem tiver sorte encontrará, entre as 40 mil figurinhas impressas, um dos 70 “vale cerveja” escondidos nos pacotinhos.

Pegando uma carona providencial na febre das figurinhas da Copa, o álbum do bar –o “primeiro do mundo” desse tipo, dizem os idealizadores— será lançado neste domingo (25) em Belo Horizonte, numa festa com direito até a campeonato de “tapão” (ou bafo, para os paulistas).

Para Nolasco, o trabalho –que pretendem replicar de forma comercial em outras praças– foi também uma espécie de jornada emocional e de agradecimento a João Pimenta, 58, o dono do boteco.

“Esse álbum me fez pensar como agradeço por ter passado meus últimos 20 anos frequentando essa birosca. Espero que esse sonho de imortalizar tanta amizade e tanta alegria seja uma homenagem inesquecível para esse camarada [Pimenta]”, disse.